AUTOR: O pixador
segunda-feira, 21 de dezembro de 2009
Poesia Amazônida
AUTOR: O pixador
Curta: O som e o resto
terça-feira, 15 de dezembro de 2009
Poesia Amazônida
Menina no mundo
Menina feliz
Menina pequena
Nem sabe o que diz
Não chora? não sofre?
Menina crescendo...
Paixão nascendo...
Menina ficando
O tempo passando
Que pena menina
Começando a chorar
Porque, tu menina,
Foste brincar de amar?
O fim da picada
O motivo para esse mal é quanto à possível eleição da atual Ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, para a presidência do País, pois o que se vê, por parte do presidente Lula, é nada mais, nada menos que uma mentira de proporções amazônicas sendo empurrada goela abaixo dos eleitores muito antes das eleições.
Como todos sabem, a Sra. Dilma nunca teve um mandado parlamentar (embora isso não seja pré-requisito para ser candidato), o que contribui muitíssimo para o cargo que pretende, pois mantém o candidato em evidência, fazendo-o conhecido do eleitor. E justamente por falta disso, o presidente não se furta em fazer algo que possa tornar sua pupila a mais popular possível.
É aí que a porca torce o rabo. Pois para ser político profissional a mentira, esta sim, como um imperativo categórico, é algo imprescindível; e isso a Ministra vem galgando com grande denodo. Primeiro, a simpatia que procura demonstrar é de uma representação sem par, depois, há a questão do diploma apresentado com informações inconsistentes, outro fato é a falta de provas quanto à tortura sofrida na época em que disse combater a ditadura militar no Brasil.
Como se vê, a bagagem da candidata de Lula é mais falsa que fundo de cartola de mágico de circo de quinta categoria, mais parece suficiente para treiná-la no jogo de fingimento como requer o processo eleitoral.
Somado a isso, há a aliança com o PMDB de José Sarney, “Honorável bandido”, conforme o jornalista Palmério Dória, e Jader Barbalho, “que dispensa apresentações”, segundo um jornal desta cidade. O que pode fazer com que a pré-candidata tenha como vice o neo-cristão peemedebista Henrique Meireles, atual presidente do Banco Central.
A ser confirmada essa hipótese, será o fim da picada, pois desfaz de vez a idéia de que a Sra. Rousseff “sempre lutou” pela liberdade do País, quando o BACEN é canino na defesa da política econômica neo-liberal que impõe corte de verbas para as áreas da saúde e da educação, para manter um superávit primário que seu padrinho vociferava em dizer ser criminoso no governo anterior. E o que é pior: a dobradinha tende a fazer da possível eleita marionete, onde Meireles comandaria os cordéis dos bastidores (vice-presidência), confirmando a farsa da política profissional em que está ser tornando a Sra. Rousseff.
Autor: Luiz Mário de Melo e Silva (Icoaraci – Belém – Pará)
e-mail: luizmario_silva@yahoo.com.br
Poesia Amazônida
(Nedaulino da Silveira, "Nidau". In: Caiporismo e outros poemas)
Amigo
É muito de mim colocado em alguém
É como que o “eu” colocado em “ti”
É um “tu” em mim repousando,
esperança embalando no seio sincero.
É um abraço fraterno, um olhar materno
Ao amigo que presa
O tempo é em flor, é inverno, é verão
Sinto bem perto o amigo sincero.
Mas se chega o avesso
Tudo se acaba
E só tristeza vem me assaltar
Tenho um amigo
De risos nos lábios,
e no olhar segurança
Como que a dizer: reparte essa dor!
Nem tudo é amor
Nem tudo é só flor
Não existe temor
Não chora não sofre
Esquece a tristeza
Vem pra mim
Eu sou a certeza
De paz e amor
Que acaba com a dor
sexta-feira, 11 de dezembro de 2009
Chama Verequete
PARTE I
PARTE II
quinta-feira, 26 de novembro de 2009
O apagão e Belo Monte
Mas o que o apagão ocorrido em 10 de novembro de 2009, o qual atingiu 18 estados brasileiros, tem com Belo Monte? Tudo! Dias após o blackout as discussões sobre o novo-velho colosso de concreto voltou à pauta do governo federal. Os entraves (para o governo) dos custos ambientais agora podem ser ponderados com a propaganda (transformada em verdade absoluta) da necessidade de construção da usina na grande volta do rio Xingu.
Embora as explicações sobre o que levou ao apagão ainda não terem saído do plano das especulações (achismo!), vide o novo instituto consultado pelo governo: Fundação Cacique Cobra Coral (mal-aventurados aqueles que trabalham em órgãos federais de pesquisa, ciência e tecnologia), há de se perguntar: quem será o culpado, se houver? Pois o sistema de transmissão de energia é completamente informatizado, portanto, rapidamente o histórico do que realmente levou ao apagão pode ser recuperado. Basta vontade!
Infelizmente, a construção de novas barragens no Inferno Verde é um resultado exato, total platonismo, sem erro (incerteza) – o que diria Werner Heisenberg? – na equação governamental da geração de energia elétrica brasileira.
Autor: Paulo Guilherme Pinheiro; pauloguilhermez@yahoo.com.br
-------------
OBS: Uma versão deste foi publicada no jornal Diário do Pará, espaço do leitor, em 24 de novembro de 2009.
sábado, 21 de novembro de 2009
Dieta da Cesta Básica - Programa CQC
Com vocês:
PARTE I
PARTE II
PARTE III
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
Poema da Foda
Neste Brasil imenso quando chega o verão,
Não há ser humano que não fique com tesão.
É uma Terra danada, um paraíso perdido.
Onde todo mundo fode, onde todo mundo é fodido.
Fodem mosca e mosquitos, fodem aranha, escopião.
Fodem pulgas e carrapatos, fodem empregados com patrão.
Os brancos fodem os negro com grande consentimento.
Os noivos fodem as noivas muito antes do casamento.
General fode tenente, coronel fode o capitão.
E o presidente da República vive fodendo a Nação!
O frei fode a freira, o padre fode o sacristão.
Até na igreja do crente o pastor fode o irmão.
Todos fodem neste mundo, num capricho derradeiro,
E o danado do dentista vive fodendo a mulher do padeiro.
Parece que a Natureza vem a todos nos dizer,
Que vivemos neste mundo somente para foder.
E você meu nobre amigo que está agora a se entreter,
Se não gostou da poesia, levante-se e vá se foder!
Autor desconhecido.
Se fosse conhecido, tava fodido.
Ahahahah!
Porcarias
A máxima que a história no primeiro momento se apresenta como tragédia e no segundo, como farsa, segundo Karl Marx, pode ser comprovada por ocasião do sorteio do Rio de Janeiro para sede das Olimpíadas 2016.
Rememorando o período de “descobrimento” do Brasil, conta a história que, ao chegar aqui, os portugueses, para conquistar os nativos, distribuíam bugiganga e outros coisas mais que pudessem servir aos seus objetivos de dominação – ou seja, iludiam os incautos.
Algo semelhante ocorre com as Olimpíadas e a Copa do Mundo, pois vencer países de primeiro mundo na disputa, contando ainda com a desistência da cidade de Chicago – EUA, é novidade para um país periférico.
Como não existe jantar de graça, como sabe o mundo político, não é demais imaginar que há interesses outros para a vitória do Brasil. Ora, o exemplo de Chicago, demonstra que há algo mais importante que os jogos olímpicos, e certamente é de significado que impacta a sociedade mundial.
A questão, então, é a que envolve o meio ambiente, pois, para os países que esgotaram seus recursos, ou estão em vias de esgotá-los, o domínio das discussões sobre o meio ambiente, garantindo o domínio sobre ele, certamente deixará o seu detentor à frente das demais nações.
Qual o custo de oportunidade em “investir” nas olimpíadas e no futebol e não em meio ambiente? Esta é a pergunta que não quer calar e é escamoteada ao povo brasileiro. O que certamente não ocorre aos países de primeiro mundo, que não se satisfazem com porcarias, como deveria ser para toda a humanidade.
Uma tragédia é demais. Permanecer nela é genocídio, holocausto, etc.
Autor: Luiz Mário de Melo e Silva; luizmario_silva@yahoo.com.br
terça-feira, 29 de setembro de 2009
Mundo Virtual
O jogo é o Cabanagem. A mais nova realização do Laboratório de Realidade Virtual (LARV) da Universidade Federal do Pará (UFPA). O enrredo se passa no período da Cabanagem (revolta popular que tomou o poder político da elite no Pará; oficialmente durou de 1835 a 1840).
Divirtam-se e aprendam bastante sobre nossa história.
sábado, 22 de agosto de 2009
Globo vs Record. De que lado você está?
sexta-feira, 7 de agosto de 2009
Psicodelia, Esquizofrenia & Xamanismo
"Esquizofrenia é um termo geral para formas de comportamento mental que nós não entendemos".
sexta-feira, 24 de julho de 2009
A que assistir? Dica de Canal.
O diferencial é que todo programação pode ser acessada pela internet, até porque a transmissão ainda não chega a todos os estados do Brasil. E mais, podem-se fazer downloads do que quiser. Então, bons programas e até mais. Abraços.
segunda-feira, 22 de junho de 2009
Amit Goswami no Programa Roda Viva
sexta-feira, 5 de junho de 2009
Dia Mundial do Meio Ambiente
A Amazônia é a pauta de qualquer decisão política no mundo. Infelizmente alguns ainda não entenderam que Desenvolvimento é diferente de Crescimento. O próprio slogan governamental demonstra essa confusão; PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) – o carro-chefe da propaganda oficial.
O paradigma desenvolvimento-crescimento, nós teremos que enfrentar com muita cautela e responsabilidade, pois está mais que consolidado a relação inconsistente entre os padrões de consumo e exploração da atualidade com a conservação e manutenção do meio ambiente. Portanto, temos que botar nossas cabeças pra funcionar e realizar mudanças que não sejam paliativas, afinal somos ou não os seres superiores.
Então, vamos parar hoje e refletir sobre questões ambientais, mas não somente hoje porque não temos nada para comemorar e sim uma batalha a enfrentar.
OBSERVAÇÃO: Na página do IMAZON (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia) no link http://www.imazon.org.br/novo2008/imprensa_ler.php?idpub=3578, encontra-se o texto Nota pública contra o desmonte da política ambiental brasileira, o qual é assinado por várias instituições sérias que trabalham na área ambiental e é bastante esclarecedor em diversos pontos sobre os rumos de nossa querida região amazônica.
quinta-feira, 14 de maio de 2009
Ilha das Flores
terça-feira, 5 de maio de 2009
Poesia Amazônida
quarta-feira, 25 de março de 2009
LUCTU.
Esta foto mostra um como uma pessoa que era tida como ranzinza e sarcástica por alguns era querida por muitos. Na foto estão, da esquerda para a direita, Paulo, Arlindo, Bibal, Garçonete, Adriano e Donga.
domingo, 22 de fevereiro de 2009
Aonde ir? Palestra...
Esse é o título da palestra de Eduardo Rosa que ocorrerá na sede da Nova Acrópole - Belém no dia 28/02/2009 às 20h. Atenção! A Entrada é Franca!!! Maiores informações em: http://www.acropole.org.br/programa/prg_progra.asp?uni=BLM#1.
FARRA
O nome é FARRA. Sugestivo, não é? Então, divirtam-se, pois para realizar downloads basta fazer cadastro no fórum e curtir. É possível encontrar "quase" tudo. Mas não se enganem com esse "quase", porque o repertório é grande mesmo. Filmes, Curtas, Documentários, Shows e muito mais. O link encontra-se aqui no PIRATA na seção ESTANTE VIRTUAL.
quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009
Iron Maiden no Inferno Verde!
Galera, os ingressos para o Show do Iron em Manaus já estão à venda.
Maiores informações: http://www.livepass.com.br.
terça-feira, 3 de fevereiro de 2009
Biologia no Vestibular
PSS 2009 - UFPA - Fase 1 - Biologia
---------------------------------------------------------------------------------------
Questão 31
A Observação de um tecido ao microscópio eletrônico revelou estruturas com duas membranas lipoproteicas, uma externa e uma interna. A interna mostrou-se bastante desenvolvida, formando pilhas de discos achatados. A estrutura descrita refere-se à (ao):
(A) mitocôndria
(B) cloroplasto
(C) complexo de golgi
(D) retículo endoplasmático
(E) peroxissomo
---------------------------------------------------------------------------------------
- Complexo de golgi, retículo endoplasmático e perixossomo não poderiam ser porque não apresentam dupla membrana. A dúvida principal seria em optar por mitocôndria ou cloroplasto. A organela citoplasmática que possui pilhas de discos achatados é o Cloroplasto, portanto, a alternativa correta é letra B.
- Relembrando algumas características:
1) Mitocôndrias
- Possuem duas membranas lipoproteicas (a externa é lisa e a interna apresenta dobras, as cristas mitocondriais)
- A Matriz mitocondrial, a porção interior, contém enzimas, DNA, RNA e ribossomos
- Realizam a respiração celular
- Originam-se por autoduplicação, ou seja, uma mitocôndria sempre se origina de outra pré-existente.
- Em animais e plantas com reprodução sexuada, as mitocôndrias têm sempre origem materna
2) Plastos
- Organelas citoplasmáticas presentes somente em células de plantas e de algas
- Exemplos de tipos: Cloroplastos, Cromoplastos e Leucoplastos.
2.1) Cloroplastos
- O pigmento mais abundante é a clorofila (cor verde)
- São delimitados por duas membranas lipoproteicas
- Possuem complexo membranoso interno formado por bolsas discoidais achatadas
- O Estroma, o espaço interno, contém enzimas, DNA, RNA e ribossomos
- Realizam a Fotossíntese
segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009
O Valor da Floresta.
a Floresta...
Será que tem Licença?
Foto: Paulo Guilherme (01/01/2009)