--------------------------------

"Não é o bastante ver que um jardim é bonito sem ter que acreditar também que há fadas escondidas nele?"
(Douglas Adams, 1952-2001)

Fale com O Pirata!!!

opiratadamata@gmail.com
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Porcarias

A máxima que a história no primeiro momento se apresenta como tragédia e no segundo, como farsa, segundo Karl Marx, pode ser comprovada por ocasião do sorteio do Rio de Janeiro para sede das Olimpíadas 2016.

Rememorando o período de “descobrimento” do Brasil, conta a história que, ao chegar aqui, os portugueses, para conquistar os nativos, distribuíam bugiganga e outros coisas mais que pudessem servir aos seus objetivos de dominação – ou seja, iludiam os incautos.

Algo semelhante ocorre com as Olimpíadas e a Copa do Mundo, pois vencer países de primeiro mundo na disputa, contando ainda com a desistência da cidade de Chicago – EUA, é novidade para um país periférico.

Como não existe jantar de graça, como sabe o mundo político, não é demais imaginar que há interesses outros para a vitória do Brasil. Ora, o exemplo de Chicago, demonstra que há algo mais importante que os jogos olímpicos, e certamente é de significado que impacta a sociedade mundial.

A questão, então, é a que envolve o meio ambiente, pois, para os países que esgotaram seus recursos, ou estão em vias de esgotá-los, o domínio das discussões sobre o meio ambiente, garantindo o domínio sobre ele, certamente deixará o seu detentor à frente das demais nações.

Qual o custo de oportunidade em “investir” nas olimpíadas e no futebol e não em meio ambiente? Esta é a pergunta que não quer calar e é escamoteada ao povo brasileiro. O que certamente não ocorre aos países de primeiro mundo, que não se satisfazem com porcarias, como deveria ser para toda a humanidade.

Uma tragédia é demais. Permanecer nela é genocídio, holocausto, etc.

Autor: Luiz Mário de Melo e Silva; luizmario_silva@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário