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"Não é o bastante ver que um jardim é bonito sem ter que acreditar também que há fadas escondidas nele?"
(Douglas Adams, 1952-2001)

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sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Psicodelia, Esquizofrenia & Xamanismo


"Esquizofrenia é um termo geral para formas de comportamento mental que nós não entendemos".



No século XIX havia o termo melancolia, o que agora chamaríamos de depressão bipolar, e assim por diante. Mas todas as formas de tristeza, infelicidade, maladaptação, e assim por diante, foram rotuladas de melancolia. Agora, a esquizofrenia é algo parecido. Eu consigo me lembrar de uma experiência que tive anos atrás, eu estava na Biblioteca Tolman, na Universidade da California, que é a biblioteca de psicologia, eu estava investigando alguma droga ou algo, então vi e tirei da prateleira um livro sobre esquizofrenia, e ele dizia: "O esquizofrênico típico vive num mundo de imaginação obscura, marginal à sua sociedade, incapaz de manter um emprego normal, essas pessoas vivem nas margens, desprezadas por navegarem em seus próprios, auto-criados sistemas de valores." Eu disse: "É isso!"... "É isso! Agora eu entendo!"

Nós não temos tradição de xamanismo. Nós não temos a tradição de se aventurar nesses mundos mentais. Nós temos pavor do delírio. Nós o tememos porque a mente ocidental é um castelo de cartas, e as pessoas que construiram este castelo sabem disso, e eles tem terror do delírio. Tim (Timothy) Leary disse uma vez, ou eu lhe dei crédito por ter dito, mais tarde ele me falou que nunca disse, mas seja quem for que disse, esta foi uma frase brilhante. Alguém disse uma vez: O LSD é uma substância psicodélica que ocasionalmente causa comportamento psicótico em pessoas que não tomaram." Certo?E eu aposto com vocês que mais pessoas demonstraram comportamentos psicóticos por não tomar LSD, mas só de pensar nele, do que jamais foi demonstrado por tomar. Certamente na minha família, eu assisti meus pais ficarem psicóticos com o mero fato do LSD existir, eles nunca tomariam.

Existe uma enorme fobia sobre a mente. A mente ocidental é bem enjoada quando primeiros princípios são questionados. Mais raros que cadáveres, nesta sociedade, são os delirantes não tratados, porque nós não conseguimos chegar a um acordo com isso.Um xamã é alguém que nada no mesmo oceano que o esquizofrênico, mas o xamã possui milhares e milhares de anos de técnicas e tradições sancionadas dos quais se basear. Numa sociedade tradicional, se você apresenta "tendências esquizofrênicas", você é imediatamente separado do bando e colocado sob o cuidado e a tutela de mestres xamãs, é dita a você: "Você é especial, suas habilidades são centrais para a saúde de nossa sociedade, você vai curar, você vai profetizar, você guiará nossa sociedade em suas decições mais fundamentais." Compare isso com o que é dito a uma pessoa apresentando "tendências esquizofrênicas" na nossa sociedade: "Você não se encaixa, você está se tornando um problema, você não se sustenta, você não tem o mesmo valor para nós, você está doente, você precisa ir para o hospital, você tem que ser trancado, você está em par com prisioneiros e cachorros perdidos na nossa sociedade."Então, este tratamento da esquizofrenia a torna incurável. Imagine se você fosse um pouco estranho, e a solução fosse te colocar num lugar onde todos estão gravemente dementes. Isto enlouqueceria qualquer um. Se você já foi num hospício, você sabe que é um ambiente calculado para te deuxar louco, e te manter louco.

Isto nunca aconteceria numa sociedade aborígene ou tradicional.
Eu escrevi um livro chamado "O retorno à cultura arcaica". Nele a idéia é que nós adoecemos por seguir um caminho de racionalismo sem limites, atenção machista a superfície visível das coisas, praticalidade, visão geral e vaga das coisas. Nós ficamos muito, muito doentes, e a política corporal, como em qualquer corpo, quando ele sente que está doente, ele começa a produzir anti-corpos, ou estratégias para superar a condição de doença. O Século XX é um enorme esforço de auto-cura. Fenômenos tão diversos quanto o surrealismo, piercings, uso de drogas psicodélicas, tolerância sexual, jazz, dança experimental, cultura de rave, tatuagem, a lista é interminável... O que todas essas coisas tem em comum? Elas representam vários estilos de rejeição de valores lineares. A sociedade está tentando se curar através de um retorno à cultura arcaica, por uma reversão à valores arcaicos. Então, quando eu vejo as pessoas manifestando liberdade sexual, ou se escarificando, ou mostrando muita pele, ou dançando em ritmos sincopados, ou se embriagando, ou violando cânones religiosos de comportamento sexual, eu aplaudo tudo isso, porque é um impulso para retornar ao que é sentido pelo corpo, ao que é autêntico, ao que é arcaico. Quando você destrincha esses impulsos arcaicos, bem no centro desses impulsos está o desejo de voltar para um mundo de fortalecimento mágico do sentimento, e no centro deste impulso está o xamã, drogado, intoxicado com plantas, falando com os espíritos ajudantes, dançando sob o luar, e vivificando e invocando um mundo de mistério vivo consciente.

O Mundo é isso. O Mundo não é um problema sem solução para cientistas e sociólogos, o Mundo é um mistério vivo. Nosso nascimento, nossa morte, nosso estar no presente, isso são mistérios, eles são portais se abrindo para vistas inimagináveis de auto-exploração, autorização e esperança para a empresa humana. A nossa cultura destruiu isto, nos tirou isto, nos fez consumidores de produtos mal-feitos e ideais ainda mais mal-feitos. Nós temos que nos afastar disso, e o modo de se afastar é retornar à autêntica experiência do corpo. E isto significa nos autorizarmos sexualmente, e nos drogar, explorar a mente, como uma ferramenta para transformações pessoais e sociais.A hora é tarde, o tempo está passando. Nós seremos julgados severamente se deixarmos a bola cair. Nós somos os herdeiros de milhões e milhões de anos, de vidas vividas com sucesso, e bem sucedidas adaptações às mudanãs nas condições do mundo natural. Agora o desafio é nosso, dos vivos, para que os que estão para nascer tenham um lugar sob seus pés e um céu sobre suas cabeças. É disso que se trata a experiência psicodélica, é se importar com a autorização e construção de um futuro que honre o passado, honre o planeta e honre o poder da imaginação humana. Não existe nada de tão poderoso, tão capaz de transformar a si e o planeta, do que a imaginação humana. Não vamos vendê-la! Não vamos nos prostituir à ideologias estúpidas! Não vamos estregar nosso controle aos de mais baixo grau entre nós! Ao invés, tome o seu lugar ao sol e vá em direção à luz. As ferramentas estõa lá, o caminho é conhecido, você só deve virar as costas para uma cultura que está se tornando estéril e morta, e entrar no programa de um Mundo Vivo e da autorização da força da imaginação. Muito obrigado!
Terrence McKenna (1946 – 2000) - Um etnobotânico e ensaísta filosófico norte-americano

3 comentários:

  1. Heliocentrismo, teocentrismo, antropocentrismo, etc., são imposições da vontade da elite de cada período, embora ocorra de maneira dissimulada. Atualmente essas convenções perderam sentido por conta da evolução da sociedade que entra em choque com a capacidade de produção das elites, que é limitado, por elas serem em número reduzido, o que exige transformações produzidas pela maioria da sociedade, como sempre será, ainda que as elites tentem evitar esse processo. Então, assiste-se a transição (não percebida pela maioria) da modernidade para outro período ainda não muito bem definido, embora a tendência seja para o retorno à natureza, sem as afetações impostas pela elite. Ou seja, com o fim da base material da modernidade, calcada na exploração e produção de bens a partir da matéria-prima inorgânica, surge um período assentado na matéria-prima orgânica que deverá ser aquele em que a massa, composta daqueles que sempre estiveram em contato direto com a natureza, portanto, os ribeirinhos, os das periferias, etc., desde que tomem conhecimento desse potencial, serão os da vez. Porém, não será fácil para a massa, como sempre foi, pois as elites percebendo que poderão perder o controle da sociedade criarão mecanismos para impedir essa nova visão de mundo. Um dos efeitos já sentidos, é a volta à espiritualização, um neoobscurantismo, para dificultar a percepção do ser humano (da massa) em contato com aquilo que sempre foi, ou seja NATUREZA, para daí ter o controle da sociedade. Atualmente tudo é feito para impedir que a massa seja senhora de sua história, a partir do domínio de seu espaçõ natural.

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  2. Discordo sobre não termos tradição de xamanística. Apenas esquecemos isso. Pois, também temos antepassados que cultivavam essas tradições. Já fomos considerados povos da floresta. Lembrem-se que uma mentira contada muitas vezes durante muito tempo torna-se uma verdade. Verdade social, por exemplo. O ponto é que preferimos valorizar mais a contribuição européia em nossa sociedade e esquecemos que também somos indígenas, africanos, orientais e etc. Basta consultar qualquer livro de história ou mariscar na internet. Para exemplificar isso, respondam ao seguinte questionamento: qual é o exemplo de sociedade desenvolvida, aquela que almejamos chegar um dia? Infinitos costumes humanos surgiram a partir do contato harmonioso com a natureza. Somos, subliminarmente ou não, produtos do pensamento cartesiano onde o racional é separado do espiritual. Isso já mudou muito e a tendência criada pelo fenômeno da globalização, ao contrário do esperado, é valorizar ainda mais as raízes culturais.

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  3. Indico o filme "Bicho de Sete Cabeças" como referência ao tópico.

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