--------------------------------

"Não é o bastante ver que um jardim é bonito sem ter que acreditar também que há fadas escondidas nele?"
(Douglas Adams, 1952-2001)

Fale com O Pirata!!!

opiratadamata@gmail.com
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Dia Mundial do Meio Ambiente

Hoje (05 de junho) é dia mundial do Meio Ambiente. Mas o que isso significa para o Brasil? E para a Amazônia? O mundo clama por desenvolvimento sustentável, conservação, preservação, aquecimento global, mudanças climáticas. Quem discorda que esses e muitos outros conceitos estão na “crista da onda”?

A Amazônia é a pauta de qualquer decisão política no mundo. Infelizmente alguns ainda não entenderam que Desenvolvimento é diferente de Crescimento. O próprio slogan governamental demonstra essa confusão; PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) – o carro-chefe da propaganda oficial.

O paradigma desenvolvimento-crescimento, nós teremos que enfrentar com muita cautela e responsabilidade, pois está mais que consolidado a relação inconsistente entre os padrões de consumo e exploração da atualidade com a conservação e manutenção do meio ambiente. Portanto, temos que botar nossas cabeças pra funcionar e realizar mudanças que não sejam paliativas, afinal somos ou não os seres superiores.

Então, vamos parar hoje e refletir sobre questões ambientais, mas não somente hoje porque não temos nada para comemorar e sim uma batalha a enfrentar.

OBSERVAÇÃO: Na página do IMAZON (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia) no link http://www.imazon.org.br/novo2008/imprensa_ler.php?idpub=3578, encontra-se o texto Nota pública contra o desmonte da política ambiental brasileira, o qual é assinado por várias instituições sérias que trabalham na área ambiental e é bastante esclarecedor em diversos pontos sobre os rumos de nossa querida região amazônica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário