--------------------------------

"Não é o bastante ver que um jardim é bonito sem ter que acreditar também que há fadas escondidas nele?"
(Douglas Adams, 1952-2001)

Fale com O Pirata!!!

opiratadamata@gmail.com
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

O comportamento de uma secretária para o mercado atual do trabalho*

Andréia era jornalista, mas queria ser secretária da maior empresa de maior estilo de moda no mundo, mesmo sabendo que não tinha estilo nem perfil e pensando apenas na sua necessidade de possuir um emprego; não pensou o quanto iria mais adiante prejudicar a sua vida interiormente. Suas qualidades não eram de secretária, mas de jornalista, não sabia se vestir adequadamente, não tinha hábitos de usar agenda, só andava correndo e não possuía postura, assim como, não tinha comportamento de boas maneiras. Talvez pela vontade de trabalhar numa empresa mundialmente famosa, e com sua insistência conseguiu a vaga, venceu, fez de tudo para subir na carreira, mesmo sabendo que machucaria sua colega, só pensou em si. Sua transformação em estilo e comportamento fez com que despertasse e acordasse daquele estilo que não era o seu. Logo começou a perceber as frustrações e decepções em que o meio que estava vivendo não era o seu. Aquilo tudo era um mundo irreal que não condizia com suas qualidades.

Hoje, no mercado de trabalho, que vença o melhor, por isso, é necessário primeiro se capacitar, qualificar-se e saber realmente qual é a sua vocação para depois se inserir naquilo que você se identifica, no conhecimento da profissão desejada. E, para ser um bom profissional é preciso ter relacionamento, saber interagir com os colegas de trabalho, tratar com o público, ter respeito pelo chefe, ter pontualidade, ser discreta, reflexiva e ter boa percepção na sua totalidade, organizar dados importantes de planejamento de trabalho, estabelecer metas, estratégias e prioridades. Pois, só assim o profissional fará a diferença para o atual mercado de trabalho.

E o sucesso é uma conseqüência do que fazemos.

Autora: Jandira de Fátima Pinheiro dos Santos; diralfatima@yahoo.com.br

* Texto baseado no filme: O Diabo veste Prada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário