--------------------------------

"Não é o bastante ver que um jardim é bonito sem ter que acreditar também que há fadas escondidas nele?"
(Douglas Adams, 1952-2001)

Fale com O Pirata!!!

opiratadamata@gmail.com
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Ver TV (Ciência na TV brasileira)

Este vídeo trata sobre a Ciência na TV brasileira: como ela é apresentada ao público, quais são os cuidados que o divulgador deve atentar ao transmitir as informações, entre muitos detalhes. Observe, com especial atenção, ao discursso do professor Luiz Barco. Programa exibido em 13/05/2010.
O programa Ver TV é uma produção da TV Câmara.

Bloco I



Bloco II


Bloco III

Um comentário:

  1. Luiz Mário de Melo e Silva31 de maio de 2010 às 08:47

    Fica claro, nas opiniões dos participantes do programa, que a ciência é algo comercializável, portanto, para poucos, sendo que a televisão poderia ser a vitrina, desde que pagassem a um valor muito alto, embora o professor Barco tenha tentado contemporizar ao dizer que "tomar uma decisão é fazer ciência". Logo, a tomada da decisão em não apresentar programas sobre ciências em vários horários é algo de interesse eminentemente econômico, daí que, pensar a ciência apresentada via televisão pode ser uma ciência parcial, portanto, economicista.
    Outro detalhe: a insistência do Barco em sugerir que ciência será melhor apreendida na fase de criança soa como contradição à tomada de decisão característica nos adultos, ensejandocerta confusão. Já a fragmentação do conhecimento, a que o prefessor se refere, é percebida na ciência cartesiana, fortemente aplicada pelo mercado que vende tudo a retalho, impedindo a compreensão de totalidade presente na Natureza, o que é um crime de lesa-humanidade.

    ResponderExcluir