LAURO SODRÉ (17/10/1858 - 16/06/1944)
E O FRACASSO DO ENSINO DA MATEMÁTICA NO BRASIL
E O FRACASSO DO ENSINO DA MATEMÁTICA NO BRASIL
¨Todos aplaudiram, felizes por ver tombar sobre a cabeça de um só desgraçado o golpe que cada um temia para si mesmo.¨ (Virgílio, Eneida)
O paraense Lauro Nina Sodré e Silva tem uma notável biografia de serviços prestados ao Brasil. Foi o primeiro Governador Republicano do Pará e Representante Constituinte eleito pelo Congresso Constituinte do Pará, Governador eleito (1916), Senador três vezes pelo Pará e uma pelo Distrito Federal. Além de outros cargos de relevância.
No sesquicentenário do seu nascimento, assim como em qualquer dia, Lauro Sodré espelha maravilhosamente o que hoje o Brasil menos tem, poucos sabem o que seja até, e quase não encontramos mais, que é Educação de Qualidade. E a primeira tragédia é que não sendo explicitado ser de qualidade, no Brasil pode significar até coisa escatológica. Começa que Lauro Sodré foi aluno dedicado e brilhante, que é a matéria fundamental para isso. Além de ter tido docente da qualidade do nosso Benjamim Constant (1836 - 1891), o qual foi isso com todas as letras.
Aos esquecidos ou quem nunca soube disso, educação de qualidade produz profissional de qualidade, donde exclui todo que permite que os fundamentos da sua arte transpareçam coisa de sabujo ao forjar um caráter que faz aquele agir na defesa desses sem que se deixe intimidar por caras feias pelos corredores e nem por sofrer todo de perseguição. Já levar tapa fica possível por conta de haver coisas inevitáveis. E, não foram poucos os episódios nos quais Lauro Sodré demonstrou ter personalidade. O mais importante, acho, foi quando Deodoro da Fonseca (1827 - 1892) perpetrou um golpe militar e Lauro Sodré foi o único Governador que discordou frontalmente de tal aventura; sabia que tinha poucas chances de continuar vivo se perdesse, assim como foi o único a não ser destituído ante o fracasso do golpe.
Para adentrar no tema matemática, digo que educação de qualidade, por exemplo, considera de nível reles quem se diz professor de matemática e, como já ocorreram inúmeras vezes em provas de matemática do vestibular da UFPA de conter questões errada, esse fica calado ante tal desgraça, pois sua moral não lhe permite que sequer pense em melindrar o sistema. Já salafrário, acho, quem defende que na UFPa não é possível fazer se não for assim. No entanto, tudo isso é coisa que (re)veste a parte profissional de tais seres com os farrapos mais imundos. Isso porque Lauro Sodré é o primeiro docente paraense de matemática com formação específica de todos que já pesquisei, cujo mentor maior foi Benjamim Constant.
Todo aquele que tem uma idéia do fracasso que é o ensino da matemática no Brasil, uma tragédia de fato, não deixa de perguntar se já houve outra possibilidade. E, muitos têm dúvidas se isso faz alguma diferença, já que tudo no Brasil parece seguir muito bem, até possível ingressar em curso de engenharia, sem precisar saber de quase nada disso.
Para quem não sabe do nível inqualificável do ensino da matemática no Brasil, citarei apenas quatro fatos, todos já encaminhados para conhecimento de Ministério Público Federal, que há em livros didáticos aprovados e comprados pelo MEC:
1 - Livro das Séries Iniciais ilustra o número 7 com um gatinho sendo jogado do sétimo andar;
2 - Livro das Séries Iniciais induz separar a Amazônia do Brasil;
3 – Livro do Fundamental contém problema que até já foi tema em prova de vestibular, redigido em língua inglesa;
4 – Livro do Ensino Médio ensina de forma errada quais são as dimensões da Bandeira Nacional.
E que fique esclarecido. Ainda não foi registrado nenhum caso duradouro de desenvolvimento sem uma boa base do ensino da matemática e do educacional como um todo. E desenvolvimento nunca foi ter processo econômico que se aporte no uso de mão de obra tipo bóia-fria para ter lucratividade esplendorosa, pois até já vivenciamos isso com o Pau-Brasil, o Café, a Borracha, etc. Que o Brasil está fazendo mais uma tentativa para ser o primeiro em contradizer isso, é fato.
Já uma tentativa que houve capaz de qualificar o ensino da matemática no Brasil foi essa embrionária de Benjamim Constant. Isso porque tinha Liberdade na sua base essencial, que é o primeiro e mais primordial fator de qualificação. Pois, sem isso treinamento técnico fica possível, mas nunca Educação; conhecimento técnico por si só até constrói império, mas nunca uma Nação no sentido positivo, em que cada indivíduo tem os mesmos direitos e os mesmo deveres; o fracasso desses ideais é no Brasil é retumbante, pois, temos cidadão na primeira classe, quem tem poder para gastar recursos públicos, e na última, quem nem pode perguntar como o primeiro gastou isso e ainda permanecer vivo.
Fica patente que ante tais ideais, o fazer educacional é muito além do que estamos praticando no Brasil: fazer o aluno fica sentado algumas horas ouvindo alguém falar de algumas coisas. E uma referência construída em Belém-Pa foi o Colégio Público Lauro Sodré. No qual, conhecimento técnico e desenvolvimento da pessoa humana, estavam alinhados. E, na década de 90 os seus estudantes, ante a ruína desse em todos os sentidos, empreenderam uma luta pela restauração de tão magnífico exemplar.
Ocorreu que autoridades paraenses entenderam tais manifestações no sentido de estrutura física, cuidando logo em construir um prédio novo e escrever no portal: Colégio Lauro Sodré. Deram um passo mais para trás, jogando no lixo todas às concepções de educação que Lauro Sodré sempre defendeu-as, por fazerem deste uma escola pública tal qual uma comum. Basta dizer que, no tempo em que se chamava de fato Colégio Lauro Sodré, disciplinas que só agora estão introduzindo-as na escola pública, tais como: música, filosofia e sociologia, etc, era mais do que comum nesse, integrava naturalmente o processo educacional.
A derrocada promovida com essa ação no ideário de Lauro Sodré ilustra ainda outro fator da educação de qualidade: isso só acontece destruído até os simbolismos mais altivos da humanidade. Pois, restauraram o majestoso prédio original do Colégio Lauro Sodré - sendo tal majestoso pelo fato do comum onde tem um letreiro com nome ¨Escola Pública¨ é ser um cubículo - e instalaram ali uma instância do Judiciário. Mais ainda, ficam próximas de três escolas públicas, todas cubiculares, e o muro que separa esse de uma dessa, a qual nem tem letreiro completo, possui arame eletrificável.
Só a idéia de fazer cinzas de uma escola pública e soerguer disso um magnífico palácio para abrigar quem possa fazer justiça, já é falsa por natureza. E, ao transferir o nome Colégio Lauro Sodré para outro prédio, renovar todos os seus mármores e pintá-lo reluzentemente, não deixa de convencer muita gente ser dispendioso, crime até, colocar estudantes da rede pública nesse lugar. Só que isso, e até exatamente por isso, alguns deles não deixaram de entrar em tal palacete como réu.
Finalmente, escrevo Lauro Sodré, sem ser precedido de algum dos seus honrosos títulos, por ter certeza de que só isso já transcendente muitos dos que estão hoje na vida pública nacional, mesmo que não veja Nele nada mais do que um Educador Sério e um Cidadão Brasileiro.
Ex-colégio Lauro Sodré. Atual Tribunal de Justiça do Estado do Pará.
Autor: Nascimento, J.B.
www.cultura.ufpa.br/matematica/?pagina=jbn, 01/08/08
http://lattes.cnpq.br/5423496151598527
Uma curiosidade que sempre vem a mente quando passo em frente ao "Colégio Lauro Sodré": por que, somente agora que Ele não é mais Escola, na pintura da fachada nem Limo aparece?? Mas como? Belém é tão úmida, chove tanto. Como este não aparece? Será que o Limo está na parte de dentro????
ResponderExcluirA grande estratégia da justiça foi levar a educação para os cubículos para adestar de acordo com suas conveniências e depois descartá-la quando não mais servir. O contrário ocorre com o conhecimento,o saber, a sapiência que está nas ruas, quetos, favelas mas é solenemente escamoteado pelos animadores de picadeiros, quando não é plagiado. Hoje a justica parece passar por uma crise, e aonde busca a saida? Ora, aonde! Nas ruas...
ResponderExcluirOlá Luiz Mário
ResponderExcluirAgradeço pelo post. A minha página principal é http://lattes.cnpq.br/5423496151598527, Atualmente essa página citada não pode ser atualizada, posto que, o link na página da faculdade foi apagado. Quem quiser algum documento desta atualiazado é só pedir pelo e-mail.
Att. Prof. João Batista
Anônimo(com título e nome!?);aceito seu agradecimento reenvio o mesmo ao PG, autor do blog.
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