--------------------------------

"Não é o bastante ver que um jardim é bonito sem ter que acreditar também que há fadas escondidas nele?"
(Douglas Adams, 1952-2001)

Fale com O Pirata!!!

opiratadamata@gmail.com
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Formas de Arte da Natureza

Em tempos que parecem invertidos, onde a natureza é manipulada e "inventada", o famoso livro Kunstformen der Natur (1904) de Ernst Haeckel não poderia ter nome melhor ("Formas de Arte da Natureza"), pois reaviva a memória de que somos interrelacionados e nos inspiramos na natureza e não o contrário (são os seres vivos máquinas ou as máquinas foram inventadas com base nos seres vivos?).
A ideia é apresentar todas as imagens do livro juntamente com links para o esclarecimento de cada um dos grupos apresentados. Sem mais delongas:

Capa de Kunstformen der Natur, Ernst Haeckel.

























... continua ...

4 comentários:

  1. Luiz Mário de Melo e Silva18 de outubro de 2010 às 14:43

    É necessário acrescentar que há outras formas produzidas pela Natureza e são percebidas a olho nu, como por exemplo, as formas geométricas encontradas em objetos nas práias, que se formam pelo atrito provocado pela areia, etc. Há algo mais fenomenal do que perceber um único açaizeiro no horizonte, semelhante a uma batuta, a reger uma orquestra? É importante não negar de onde podem surgir as referências, cobretudo quando há infinidades, o que garante a vida, logo, o futuro da humanidade.

    ResponderExcluir
  2. Luiz Mário de Melo e Silva20 de outubro de 2010 às 13:35

    O que salta aos olhos é o conflito entre o mundo sensível é o inteligível, que, segundo Platão, o grande defensor do idealismo, é aquilo que só existe no mundo das ideias. Na falta de referências a arte se apresenta, num primeiro momento, como a solução para a "crise" em que vive a sociedade atual. No entanto, é necessário o respeito às forma apresentadas pela a natureza, que, embora relegadas à segundo plano, se apresentam como possibilidades de desenvolvimento. Por que as formas da arte, na natureza, foram sempre escamoteadas? Resposta para um novo mundo!!!

    ResponderExcluir
  3. Luiz Mário de Melo e Silva20 de outubro de 2010 às 13:44

    Que mundo novo queremos? Se é que queremos um mundo novo!!!

    ResponderExcluir
  4. Luiz Mário de Melo e Silva20 de outubro de 2010 às 13:53

    O mundo sempre se deixou conduzir por uma tríade. Mas nunca respeitou a triologia Diabo + Loucura + Arte. Porquê?

    ResponderExcluir