--------------------------------

"Não é o bastante ver que um jardim é bonito sem ter que acreditar também que há fadas escondidas nele?"
(Douglas Adams, 1952-2001)

Fale com O Pirata!!!

opiratadamata@gmail.com
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

LUCTO

O devir

Definir a vida é algo que escapa ao ser finito, justo por essa condição. Todavia, as infinitas relações numa prática diária tende a ser a aproximação dessa definição, pois a vida é inesgotável e, sendo assim, o individual não atinge a real dimensão do que seja ela, mas alguns, como seus exemplos, conseguem sugerir passos no sentido de facilitar o entendimento.

O professor Benedito Nunes é um desses exemplos. E quem manteve contato, por menor que fosse, com ele não poderia deixar de perceber isso, saindo transformado do encontro.
O mestre era puro devir. E isso o tornara sábio. É tanto que para perceber tal condição em que chegara era necessário a ousadia de confrontá-lo, sem receios.
 
Em uma de suas aula sobre niilismo isso tornou-se de uma clareza solar, quando ao final de sua explanação pediu que perguntas fossem feita, dizendo que elas poderiam ser sobre qualquer coisa.
 
Ora, nada mais perfeito a um sábio, pois, após discorrer sobre o nada sua proposta permitiu que todos aprendessem a partir das condições apresentadas, inclusive o próprio.
 
Naquele momento não havia perguntas absurdas e as supostas ingenuidades contidas poderiam apontar um novo caminho para um mundo em permanentes transformações – e ao transformar o mundo o ser humano transforma a si mesmo, como ensinou Karl Marx.
 
Daí que, o que o professor fez foi tornar-se aprendiz enquanto ensinava, numa dimensão em que só os sábios são capazes de alcançar, buscando sempre o novo numa relação infinita como o saber, sobretudo a partir do contato humano, como pareceu na ocasião. E ao fazer isso se renovava, se transformava permanentemente. Era o devir. A vida, com toda sua magnitude, em pessoa que permanecerá com seus ensinamentos.
 
Autor: Luiz Mário de Melo e Silva (luizmario_silva@yahoo.com.br)
Icoaraci – Belém – Pará.

2 comentários:

  1. É.Ser contemporaneo de um intelectual da envergadura do Benedito Nunes ja deve encher de orgulho a vivência daqueles que lutam para um devir amazônico. Fundamentalmentalme por ser ele um homem como poucos aqui por esta banda. Lembro-me do comentário que o Luiz Mário fez do grande filósofo sobre a sua aula de niilismo. Entretanto, com todo respeito ao mestre, embora o questionamento fosse simples, o Luiz Mário não foi contemplado pela resposta do mestre, pois como o artigo pontua, falar sobre o nada eu posso querer fala de tudo sobre uma outra ótica, neste sentido o nada pode ser o grande devir.


    Sinderlei

    ResponderExcluir
  2. um certo dia um grande filósofo chamado PLATÃO disse: eís que a vida é a igualdade da morte assim como esta também é a igualdade da vida e hoje digo o q muitos também já disseram :eis que morre benedito nunes materia ; mas que fica vivo benedito nunes ideia , ouseja , todo seu pensamento ,obras e outros... amordegaviao

    ResponderExcluir